Castelo Branco, Duarte de ([c.1540]-1618)

Tipo de entidade

Pessoa

Castelo Branco, Duarte de ([c.1540]-1618)

• 1.º conde de Sabugal (1582-1618)

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

identificadores para entidades coletivas

Datas de existência

n. [c.1540] - m. 1618

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

D. Duarte de Castelo Branco, filho de D. Afonso de Castelo Branco e de D. Isabel de Castro, neto paterno do 1.º conde de Vila Nova de Portimão. Herdou a Casa do pai em 1556, e casou em 1567 com D. Catarina da Silva, filha de D. Bernardo Coutinho, alcaide-mor de Santarém, e de sua mulher D. Joana de Meneses. Foi pajem da campainha de D. João III, meirinho-mor do Reino (cargo que seu pai já detinha), vedor da Fazenda, embaixador de D. Sebastião à Corte de Castela. Participou na batalha de Alcácer Quibir, tendo ficado cativo. Em 1580 tomou o partido de Filipe II de cujo Conselho de Estado foi membro. Herdou do pai o morgado de Montalvo, instituído por sua tia D. Guiomar de Noronha e seu marido D. Rodrigo d’ Eça e os senhorios e fazenda de sua meia-irmã, D. Maria de Castro, viúva de D. Garcia de Meneses. Foi-lhe concedido o título de conde de Sabugal por Carta de 20 de Fevereiro de 1582, registada na Chancelaria em 28 de Julho de 1588. Morreu em 1618 quando seu filho D. Francisco herda a Casa.

contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Castelo Branco. Família, condes de Sabugal (1582-1647) (1582-1647)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

Membro da família. D. Duarte de Castelo Branco foi o primeiro conde de Sabugal.

Entidade relacionada

Silva, Catarina da ([c. 1550]-[?]) (n. [c. 1550] - m. [?])

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

1567-

Descrição da relação

Marido/Mulher. D. Duarte de Castelo Branco casou em 1567 com D. Catarina da Silva.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.

2014-12-04; 2015-06-25.

GAIO, Felgueiras – Nobiliário de famílias de Portugal. Braga, 1992, tomo IV, p. 227-228.

LABRADOR ARROYO, Felix - La Casa Real Portuguesa de Felipe II y Felipe III: la articulación del reino a través de la integración de las elites de poder (1580-1621). Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2007.

MORAIS, Alão de – Pedatura Lusitana. Porto: Liv. Fernando Machado, impr. 1944, tomo I, vol. 2, p. 492-493.