Zona de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
História
locais
status legal
funções, ocupações e atividades
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos
Em 1505, já se encontrava nas Ilhas dos Açores, sendo referido como escudeiro e escrivão da Visitação do Mestrado de Cristo. Serviu no norte de África: esteve em Arzila em 1509-1510 e em Azamor em 1513. Em 1510, foi promovido a cavaleiro fidalgo da Casa Real. Foi, depois, nomeado, pelo monarca português, primeiro provedor das armadas das ilhas açorianas.
contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Zona do controlo
Identificador da descrição
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas das descrições (criação; revisão)
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
GREGÓRIO, Rute Dias – “O Arquivo dos Canto e Castro: documentos, informação e história de uma família açoriana dos séculos XVI a XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) — Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 365-367.
GREGÓRIO, Rute Dias – “O Tombo de Pero Anes do Canto (1482-1515)”. Boletim Instituto Histórico da Ilha Terceira, n.º 60 (2002), p. 26-30.
GREGÓRIO, Rute Dias – Pero Anes do Canto: um homem e um património (1473-1556). Ponta Delgada: Instituto Cultural de Ponta Delgada, 2001, p. 21-74.