Canto, Ernesto do (1831-1900)

Zona de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Canto, Ernesto do (1831-1900)

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Zona da descrição

Datas de existência

n. 1831-12-12 - m. 1900-08-21

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Ernesto do Canto nasceu nos Prestes (Ponta Delgada, Açores) a 12 de dezembro de 1831 e faleceu, na mesma localidade, a 21 de agosto de 1900. Era filho de José Caetano Dias do Canto e Medeiros e da sua segunda esposa, D. Francisca Vicência Botelho. Formou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra, em 1856. Regressou a Ponta Delgada onde, desde cedo, ingressou na vida política. Casou-se, em 1759, com a sua sobrinha, D. Margarida Leito do Canto, administradora e herdeira dos vínculos da Casa Dias do Canto e Medeiros.
Foi membro da Junta administrativa das obras do porto artificial de Ponta Delgada, vereador da Câmara Municipal da mesma cidade, vogal e presidente das Juntas Gerais do Distrito.
Além da política e da gestão da sua casa agrícola, dedicou-se à história, sobretudo à história dos Açores e teve um papel importante na recolha e publicação de documentação sobre o passado da ilha.
Foi ainda provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e participou em numerosas comissões de filantropia, de instrução e de beneficência.

contexto geral

Zona das relações

Zona do controlo

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação; revisão)

2014-08-26; 2015-05-18.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

ANES, José – “Conferência de abertura: Ernesto do Canto e os Açores”. In COLÓQUIO, Açores, 2000 — Ernesto do Canto, retrato do homem e do tempo: atas. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso/Universidade dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, 2003, p. 27-46.

GREGÓRIO, Rute Dias – “O Tombo de Pero Anes do Canto (1482-1515)”. Boletim Instituto Histórico da Ilha Terceira, n.º 60 (2002), p. 21-26.

MEDEIROS, Pedro Pacheco de – “Os Manuscritos do Acervo Ernesto do Canto”. In COLÓQUIO, Açores, 2000 — Ernesto do Canto, retrato do homem e do tempo: atas. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso/Universidade dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, 2003, p. 300-302.

PEREIRA, António dos Santos – “Ernesto do Canto – História e Cidadania”. In COLÓQUIO, Açores, 2000 — Ernesto do Canto, retrato do homem e do tempo: atas. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso/Universidade dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, 2003, p. 121-133.

TOMÉ, Maria Teresa – “O espírito da obra de Ernesto do Canto”. In COLÓQUIO, Açores, 2000 — Ernesto do Canto, retrato do homem e do tempo: atas. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso/Universidade dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, 2003, p. 107-120.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.