Fundo COL/CEC - Ernesto do Canto

Tombo de Escrituras de Pe...

Zona de identificação

Código de referência

PT/BPARPD/ COL/CEC

Título

Ernesto do Canto

Data(s)

  • [14--]-[18--] (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

242 u. i.

Zona do contexto

Nome do produtor

Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (1841- ) (1841 -)

História administrativa

Foi criada em 1841 e abriu ao público, pela primeira vez, a 11 de janeiro de 1846. Em 1931, as competências que a Câmara Municipal de Ponta Delgada detinha sobre a biblioteca pública, desde a sua fundação, foram transferidas para a Junta Geral do Distrito de Ponta Delgada e foi criado em anexo o arquivo distrital da cidade.
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada está instalada no antigo colégio dos Jesuítas de Ponta Delgada — edifício do século XVII/XVIII que foi restaurado e adaptado —, inaugurado a 21 de setembro de 2001. Atualmente depende da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura. [Este texto segue a descrição disponível no sítio Web da BPARPD, citado em "Fontes"]

Nome do produtor

Canto, Ernesto do (1831-1900) (n. 1831-12-12 - m. 1900-08-21)

História biográfica

História custodial e arquivística

Constituído por Ernesto do Canto ao longo da sua vida, foi deixado em testamento à Biblioteca Pública de Ponta Delgada. Ernesto do Canto procurou salvaguardar a unicidade do seu legado, solicitando que o mesmo se conservasse separado do acervo da Biblioteca.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Inclui livros impressos e manuscritos, coleções de jornais açorianos, volumes de genealogias, muitos cadernos de registos paroquiais, de batizados, de casamentos e de óbitos de muitas freguesias da ilha de S. Miguel.
Reúne documentação de outros arquivos, como é o caso do Arquivo Canto e Castro.
Mais informação não consta no Catálogo dos Arquivos Regionais, pois este acervo ainda não está tratado na sua totalidade, segundo a Dr.ª Ana Cristina Moscatel, Chefe de Divisão de Arquivo da BPARPD.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

O acervo ainda não foi alvo de tratamento arquivístico na sua totalidade.

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Código de referência": utiliza-se o código de referência apresentado no Catálogo dos Arquivos Regionais (cf. "Fontes") para a "Colecção Ernesto do Canto".

Nota

Nota ao elemento de informação "Nível de descrição": identifica-se como fundo, seguindo a classificação apresentada no Catálogo dos Arquivos Regionais (cf. "Fontes"), embora esta unidade de descrição tenha aí como título "Colecção Ernesto do Canto".

Nota

Nota aos elementos de informação "Data(s)" e "Dimensão e suporte": como o acervo ainda não está totalemente descrito, não é possível apresentar dados definitivos. O número de unidades de instalação apresentadas corresponde àquele que está na listagem, de 1978, dos manuscritos do arquivo Ernesto do Canto, elaborada por Jorge Paulus Bruno, disponível na sala de leitura do Arquivo.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-08-14; 2015-05-20.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ARQUIVOS REGIONAIS - Catálogo dos Arquivos Regionais [Em linha]. Angra do Heroísmo: Direção Regional da Cultura, Centro de Conhecimento dos Açores, 2011. [Consult. 26, ag. 2014]. Coleção Ernesto do Canto. Disponível em WWW: < URL: http://www.arquivos.azores.gov.pt/details?id=1095812#showMore >.

GREGÓRIO, Rute Dias – “O Arquivo dos Canto e Castro: documentos, informação e história de uma família açoriana dos séculos XVI a XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 365-375.

GREGÓRIO, Rute Dias – “O Tombo de Pero Anes do Canto (1482-1515)”. Boletim Instituto Histórico da Ilha Terceira, n.º 60 (2002), p. 19-26.

Informações fornecidas pela entidade detentora, na pessoa da Dr.ª Ana Cristina Moscatel (Chefe de Divisão de Arquivo da BPARPD), em 2014-11-19.
MEDEIROS, Pedro Pacheco de – “Os Manuscritos do Acervo Ernesto do Canto”. In COLÓQUIO, Açores, 2000 — Ernesto do Canto, retrato do homem e do tempo: atas. Ponta Delgada: Centro de Estudos Gaspar Frutuoso/Universidade dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, 2003, p. 299-315.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Zona da incorporação

Related subjects

Pessoas e outras entidades relacionadas

Related places