Fundo CSI - Casa de Santa Iria

Casa de Santa Iria

• 1346-1908 (Produção)

Fundo

24 cxs. (2.432 docs.) em suporte perg. e papel e 1 doc. apenas em formato digital.

Vasconcelos e Sousa. Família (1946-2006) (1946-2006)

Miranda Henriques. Família ([c. 1484]-[c.1745]) ([c. 1484]-[c.1745])

Mascarenhas. Família (1910-1945) (1910-1945)

Arquivo de família, na posse dos Condes de Óbidos-Palma-Sabugal até meados do século XX, quando foi incorporado na Casa dos Marqueses de Santa Iria, herdeira do 10.º e último conde de Óbidos, D. Miguel Pedro de Melo Assis Mascarenhas, que morreu em 1945. Em 1995 foi adquirido pelo Estado em leilão e entregue ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Adquirido em leilão no Palácio do Correio Velho, Sociedade Comercial de Leilões, SA, em 1995.

Trata-se de um arquivo de arquivos, pois que incorpora documentação de três casas titulares, unidas por sucessivos casamentos de seus herdeiros. De um tronco comum de apelido Mascarenhas, que se identifica a partir de meados do século XV, sairão no início do século XVI os dois ramos que darão origem às Casas de Palma (título de conde datado de 1624) e de Óbidos (título de conde datado de 1636). Quando em 1669 as casas se unem pelo casamento do 2.º conde de Óbidos com a 3.ª condessa de Palma (e 5.ª condessa de Sabugal, cujo título fora concedido pela primeira vez a D. Duarte de Castelo Branco em 1582), já a Casa de Palma estava aliada à de Sabugal pelo casamento em 1638 de D. Nuno Mascarenhas com a 3.ª condessa de Sabugal, D. Beatriz de Meneses.

Temático-funcional. Organização tipológica e cronológica.

Guias e Roteiros:
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Casa de Santa Iria". In Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos, coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Maria Teresa Silva Tremoceiro; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 217-221. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

TREMOCEIRO, Maria Teresa Silva - Casa de Santa Iria: inventário. Lisboa: IAN/TT, 2004. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 681).

Nota ao elemento de informação "Datas": as datas extremas da documentação dadas no nível de descrição "fundo" do ANTT/Digitarq são: 1384-1865. No entanto segundo o IDD - L 681, confirmado pela consulta feita à documentação, as datas limite da documentação são as referidas, i.e., 1346-1908.

Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": o total das caixas no nível de descrição "fundo" do ANTT/Digitarq é de 26 e a quantidade de documentos 1800. No entanto segundo o IDD - L 681, confirmado pela consulta feita à documentação, o número de caixas e a quantidade de documentos são os referidos, i.e., 24 caixas e 2432 documentos.

2014-08-11; 2015-06-25.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 11, ag. 2014]. Fundo CSI – Casa de Santa Iria. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4164750 >.