Fundo FSACR - Família Saldanha e Castro e Falcão Trigoso

Índice dos documentos per... Índice dos documentos per... Índice dos títulos das Ca... Inventário dos documentos... Índice dos documentos per...

Zona de identificação

Código de referência

PT/TT/ FSACR

Título

Família Saldanha e Castro e Falcão Trigoso

Data(s)

  • [11--]-1933 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

195 u. i.; em suporte papel e perg.

Zona do contexto

Nome do produtor

Trigoso. Família (1824-1838) (1824-1838)

História biográfica

Nome do produtor

Nome do produtor

História custodial e arquivística

Este fundo reúne documentação de vários cartórios de famílias que se foram cruzando.
Parte do arquivo da Casa de Penamacor foi legada por D. Álvaro de Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria (1867-1933), 4.º conde de Penamacor, à sua prima D. Maria Isabel de Lima Melo Baena Henriques Falcão Trigoso (1869-1961), moradora na Calçada das Lages, em Lisboa. A outra parte teria sido deixada em depósito na casa da Calçada das Lages quando o 3.º conde de Penamacor, D. António Maria de Saldanha Albuquerque Castro Ribafria e Pereira, foi para França em 1878.
Os arquivos dos Lima e Melo Falcão e dos Trigoso estavam nas mãos da mesma senhora, D. Maria Isabel, uma vez que foi a única filha e herdeira de Sebastião Francisco Falcão de Lima e Melo Baena Henriques Trigoso Pereira Homem de Magalhães (1840-1910) e de Teresa Maria de Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria (1837-1926), filha do 2.º conde de Penamacor.
A documentação dos cartórios destas famílias foi conservada pelos seus descendentes. A representante da família em 2007, Maria José Falcão Trigoso da Cunha Vilas-Boas, assinou um contrato de depósito do acervo no Arquivo Nacional da Torre do Tombo pelo período de 30 anos.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém documentação produzida no âmbito da administração de casas e morgados, bem como documentação produzida no decorrer do exercício de cargos (no Estado da Índia, em Angola, Moçambique, diplomáticos, e outros). Integra ainda documentos reunidos ao longo do tempo sobre as pessoas das famílias que se foram cruzando, como apontamentos de genealogia, certidões de casamento e de batismo.
Existem, neste fundo, escrituras de bens, sentenças, processos judiciais, testamentos, correspondência, registos de receita e despesa, inventários de bens, desenhos e plantas, documentos relativos à colónia do Sacramento e a bens situados no Brasil e na Madeira, a quintas, a comendas, a capelas e missas, à avaliação de joias, a peças de loiça de Nankim, a casas comerciais, ao contrato do tabaco, aos pesos e medidas (no âmbito do funcionamento da Comissão para o Exame dos Forais e Melhoramento da Agricultura, com membros nomeados pela Academia das Ciências) e ainda a documentos relacionados com conventos e mosteiros, pessoas eclesiásticas, com a Inquisição, a Misericórdia de Lisboa, a Mesa da Consciência e Ordens, entre outros.
[Este texto segue a descrição disponível no DigitArq do ANTT, citado em "Fontes"]

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

A informação não consta no DigitArq do ANTT porque o fundo ainda não se encontra organizado.

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Apenas consultável com a autorização da representante da família proprietária, Maria José Falcão Trigoso da Cunha Vilas-Boas.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Anexo B do Contrato de Depósito do Arquivo Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria e Lima e Melo Falcão Trigoso (Acessível na Torre do Tombo).

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Título": simplificação do título "Família Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria / Lima e Melo Falcão Trigoso", inicialmente apresentado na base de dados DigitArq do ANTT, mas que, entretanto, foi alterado, em 2015. Contudo, o código de referência é formado pelas iniciais dos nomes Família Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-08-28; 2015-05-20.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 27, ag. 2014 e 20, maio 2015]. Fundo FSACR - Família Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria / Lima e Melo Falcão Trigoso. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4185740 >.

NEMÉSIO, Gonçalo Monjardino – Histórias de Inácios. A descendência de Francisco de Almeida Jordão e de sua mulher D. Helena Inácia de Faria. Lisboa: DisLivro Histórica, [2005], vol. 1, p. 400-405.

VILLAS BOAS, Maria José Falcão Trigoso da Cunha e CHORÃO, Maria José Mexia Bigotte – “O Arquivo Saldanha Albuquerque e Castro Ribafria e Lima e Mello Falcão Trigoso no espaço e no tempo”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 127-130.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Zona da incorporação