Juízo dos orfãos de Setúbal (flor. 1497-1838)

Zona de identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Juízo dos orfãos de Setúbal (flor. 1497-1838)

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Zona da descrição

Datas de existência

flor. 1497-1838

História

"O Juiz dos Órfãos era o magistrado nomeado pelo rei que tinha como função zelar pelos bens dos órfãos e daqueles considerados incapazes de administrar os seus bens, bem como dos ausentes. Faziam-no através dos inventários e partilhas dos bens deixados pelo familiar falecido que deixasse um herdeiro órfão. Eram responsáveis por saber quantos e quem eram os órfãos da sua área de actuação, vigiar a administração dos bens dos órfãos, confirmar a nomeação dos tutores feita pela família do órfãos, suprir o consentimento do pai ou tutor para o casamento, conceder emancipações, tomar as contas aos tutores, nomear os tesoureiros para os cofres dos órfãos, entregar os bens aos órfãos". O Juízo dos órfãos de Setúbal manteve as suas funções e actividades até 1838. [Segue-se a descrição disponível no DigitArq do ADS, citado em "Fontes"]

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

contexto geral

Zona das relações

Zona do controlo

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação; revisão)

2015-02-08; 2015-06-25.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

ARQUIVO DISTRITAL DE SETÚBAL - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ADS, 2008- . [Consult. 8, fev. 2015]. Fundo Juízo dos órfãos de Setúbal. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.adstb.dgarq.gov.pt/details?id=1200022 >.

Notas de manutenção

Criado por Rita Nóvoa.