Documento simples 00020 - Pública-forma do inventário e partilhas dos bens de Vasco Queimado

PT/TT/ CSI/A/B/004/0015/00020

Pública-forma do inventário e partilhas dos bens de Vasco Queimado

• 1716-10-27 (Produção)

34 fl.; em suporte papel.

Serra, Manuel Ribeiro da (flor. 1716-1726) (flor. 1716-1726)

Vasconcelos e Sousa. Família (1946-2006) (1946-2006)

Miranda Henriques. Família ([c. 1484]-[c.1745]) ([c. 1484]-[c.1745])

Consiste num traslado em pública forma feito em 1716 a pedido de Manuel Ribeiro da Serra de um traslado de 1535 produzido por iniciativa de Fernão de Miranda Henriques do inventário e partilhas de todos os bens móveis e de raiz pertencentes a Vasco Queimado de Vilalobos, elaborado entre Agosto de 1497 e Fevereiro de 1498. O documento original foi arquivado no Juízo dos Órfãos de Setúbal dado que uma das herdeiras, filha de Vasco Queimado, era solteira quando o inventário foi iniciado. O traslado de 1535 terá sido conservado no arquivo de Fernão de Miranda Miranda, neto de Vasco Queimado de Vilalobos. É provável que o traslado de 1716 tenha sido anexado ao traslado anterior, mantendo-se na posse da família Miranda Henriques. Em 1794, na sequência do falecimento de Fernando Xavier de Miranda Henriques, a Casa ficou sem herdeiros aptos a suceder nos morgadios. Depois de uma contenda que durou até pelo menos 1815, várias famílias viram reconhecido o seu direito a suceder nos morgadios dos Miranda Henriques, onde estavam incluídas as propriedades de Vasco Queimado. Não é certo que os Condes de Óbidos-Palma-Sabugal (cuja documentação está hoje conservada no fundo “Casa de Santa Iria”) tenham participado na contenda. Contudo, sabemos que os Condes de Palma eram descendentes de uma das netas de Vasco Queimado, Filipa Henriques, irmã de Fernão de Miranda Henriques, o que contextualiza a presença do documento no fundo “Casa de Santa Iria”. Assim, por motivos que ficam por determinar, o traslado de 1716 do inventário dos bens de Vasco Queimado de Vilalobos foi arquivado junto da documentação da Casa dos Condes de Óbidos-Palma-Sabugal depois de 1815. Em meados do século XX, os documentos passaram para a posse dos Marqueses de Santa Iria até que, em 1995, foram em parte comprados em leilão pelo Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Desconhece-se por que razão foram elaborados os traslados de 1716 e 1535, sendo provável que se relacione, pelo menos em parte, com a gestão de propriedades mencionadas no inventário. O documento original de 1497-98, produzido com autoridade do Juízo dos Órfãos de Setúbal, teve como objectivo inventariar os bens móveis e de raiz que ficaram pela morte de Vasco Queimado de Vilalobos, posteriormente distribuídos pelos seus herdeiros: Isabel Queimada, filha de Vasco Queimado de Vilalobos e o seu marido, Nuno Fernandes da Mina; Maria Queimada, também filha de Vasco Queimado de Vilalobos, representada pelo seu primo e tutor, Gonçalo Queimado; e, depois de 31 de Janeiro de 1498, Simão de Miranda Henriques, que casou Maria Queimada.
Entre os vários títulos do inventário (“prata”, “títulos das jóias”, “vestidos”, etc) consta um “título das escrituras” com 32 itens onde se faz a listagem de pelo menos 47 documentos inventariados, a maioria dos quais de tipo enfitêutico. Faz-se um breve sumário do conteúdo dos documentos sem referência a data, agrupando-se duas ou mais escrituras no mesmo item quando relativas ao mesmo bem patrimonial (por exemplo, “Item escrituras das casas de Lisboa”). Não parece ilustrar qualquer tipo de sistema de organização transversal a todos os documentos e não se faz referência a caixas, maços, números ou cotas.

A consulta do documento original só é permitida pela entidade detentora mediante pedido de autorização visto que o registo se encontra digitalizado.

Código de referência em ANTT: PT/TT/CSI/A-B/004/0015/00020.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Casa de Santa Iria". In Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos, coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Maria Teresa Silva Tremoceiro; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 217-221. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

TREMOCEIRO, Maria Teresa Silva - Casa de Santa Iria: inventário. Lisboa: IAN/TT, 2004. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 681).

Documento com representação digital.
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 8, ag. 2014]. Fundo CSI – Casa de Santa Iria. Disponível em WWW: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4613584>.

Nota ao elemento de informação "Dimensão": O documento está incompleto, faltando um ou mais fólios entre os fólios 1 e 2 e entre os fólios 33 e 34.

Nota ao elemento de informação "Título": o título é atribuído. No documento lê-se "Instrumento ao teor de um inventário que se fez de todos os bens móveis, semoventes e de raiz que ficaram por falecimento de Vasco Queimado no ano de 1447 [sic] para cada um dos seus filhos haverem o que lhes pertencer".

2014-08-07; 2015-06-30.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 8, ag. 2014]. Fundo CSI – Casa de Santa Iria. Disponível em WWW: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4613584 >.

Criado por Rita Nóvoa.

Publica-forma_do_invent__rio_e_partilhas_dos_bens_de_Vasco_Queimado__fl._8r.jpg