Documento simples 2603 - Tabuada do cartório da Casa de Sortelha

Zona de identificação

Código de referência

PT/TT/ MSLIV/2603

Título

Tabuada do cartório da Casa de Sortelha

Data(s)

  • 1609 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

1 liv. com 224 fl.; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Silveira. Família, condes de Sortelha (1527-1617) (1527-1617)

História biográfica

Nome do produtor

Silveira, Luís da (1578-1617) (n. 1578 - m. 1617-08-12)

História biográfica

Nome do produtor

Vilhena, Maria de ([c. 1580]-[post. 1623]) (n. [c. 1580] - m. [post. 1623])

História biográfica

Nome do produtor

Aranha, Gaspar Coelho (flor.1609) (flor.1609)

História biográfica

História custodial e arquivística

Existe uma anotação na fl. 181v, datada de 19-11-[19]58, em que se diz que o livro pertence a "D. Luís Lancastre e Távora, marquês de Abrantes". No DigitArq do ANTT, refere-se no fundo "Casa de Abrantes" que o arquivo da Casa, que havia sido depositado no extinto Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, foi entregue a Luís de Lancastre e Távora, sendo depois vendido e disperso (disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=3908153 >). No entanto, não sabemos se este inventário estava no arquivo, nem foi possível apurar mais informações sobre a sua história custodial.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A primeira versão é composta em 1609 por Gaspar Coelho Aranha a mando de D. Luís da Silveira, 3.º conde de Sortelha. Inicia com um texto introdutório em que o autor explica a organização do cartório e destaca a importância dos papéis que aí se achavam guardados (fl. 1r-4r). Num primeiro capítulo, disserta sobre a origem e a descendência dos senhores da Casa (fl. 5r-14r) e, num segundo, descreve toda a fazenda que lhes pertencia (fl. 14v-17v). O terceiro capítulo é dedicado à enumeração das tenças e ordenados que recebeu o conde D. Diogo da Silveira (fl. 17v-18v). Após estes introitos, começa a “tabuada” da Casa de Sortelha (fl. 20r) com a inventariação dos documentos existentes em cada “saco”. Nota-se que a documentação foi inicialmente distribuída por esses sacos segundo a localização dos bens da Casa ou segundo as temáticas abarcadas. Os primeiros continham os diplomas relativos ao senhorio e ao morgado de Góis. Vinham, de seguida, os que arquivavam, respetivamente, os papéis respeitantes: à vila de Sortelha; a Oliveira do Conde e suas anexas; a S. Gião de Penalva; a Segadães e suas anexas; à Quinta de Calhariz e ao Casal de Galés; à Capela de Santa Cruz de Lisboa e aos bens da Quinta da Pipa; à Quinta da Graciosa; a Alcácer; a Elvas; à fazenda de Lisboa; à fazenda de Ponte de Lima e aos bens do Algarve; a Ponte de Lima; a Évora; ao Redondo; a Pedra Alçada; e a Terena. Por fim, estavam os sacos com as escrituras relativas às igrejas do seu padroado, assim como aquele que acondicionava os privilégios eclesiásticos concedidos à Casa de Sortelha. Assinale-se que, à frente de cada resumo, foi apontado o número do documento e que essa numeração era sequencial dentro de cada saco.
São apresentados cerca de 1249 sumários, mais ou menos desenvolvidos, de escrituras e de livros. Destaque-se, no entanto, que vários foram acrescentados depois de 1609, daí encontrarmos menção a diplomas que foram produzidos entre 1144 e 1638.
Em data(s) desconhecida(s), este inventário sofreu alterações importantes na arrumação dos seus conteúdos. A designação “saco” foi riscada e substituída por “maço”. Várias partes foram reagrupadas por se terem juntado documentos, que estavam em diferentes sacos, nos mesmos maços, ou vice-versa. Por consequência, a numeração de alguns diplomas foi corrigida e certos sumários foram riscados. Foi ainda adicionada a descrição dos maços 46, 47, 48 e 49, em que estavam os papéis do conde D. Diogo da Silveira, cartas, apontamentos e diversos livros. Estando em falta as fl. 169 a 174, não se sabe se as “provisões e alvarás” do maço 45 já se encontravam descritas na versão de 1609 ou se foram anexadas “a posteriori”.
Desta (re)arrumação resultou naturalmente o índice presente entre o verso da folha do título e a introdução de Gaspar Coelho Aranha. Além deste acrescento, foram realizados, em data incerta, muitos outros nas folhas iniciais do livro (deixadas em branco em 1609), nomeadamente uma breve memória dos papéis que faltavam nos sacos do cartório.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

No ANTT, a cota é a seguinte: TT, Manuscritos da Livraria, n.º 2603.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Cópia parcial em BNP, Reservados, Códice 10492, fl. 223r a 234v.

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Data(s)": 1609 é a data da composição realizada por Gaspar Coelho Aranha. No entanto, em datas desconhecidas foram realizados acrescentos e alterações importantes na arrumação dos seus conteúdos.

Nota

Nota ao elemento de informação "Dimensão": o documento está incompleto, tendo desaparecido as fl. 169 a 174.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO — Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-11-11; 2015-05-19.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

Tabuada_Casa_Sortelha_titulo.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

2.2 MiB

Transferido

19 de junho de 2015 06:53

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação