Teles, Maria José de Almada e Lencastre de Sousa (1900-[19--])

Tipo de entidade

Pessoa

Teles, Maria José de Almada e Lencastre de Sousa (1900-[19--])

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

identificadores para entidades coletivas

Datas de existência

n. 1900 - m. [19--]

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Nasceu em Lisboa a 1900-01-04 e faleceu em Lisboa, em data ainda não apurada. Filha do General Casimiro Vitor de Sousa Teles e de D.ª Maria José de Almada e Lencastre. Prima de João de Almada e Lencastre Bastos e sobrinha de D.ª Isabel Teresa de Jesus Almada Melo. Por morte do seu primo, em 1958, foi herdeira de um quarto do arquivo, que constituia em cerca de 10 maços. Entre 1961 e 1974 esses maços estiveram em depósito na Torre do Tombo, e foram vendidos em 1974 à Biblioteca Nacional pela proprietária. Vivia no Recolhimento da Encarnação. É referida como a representante dos Viscondes de Vila Nova de Souto del Rei.

contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Almada e Lencastre. Família, viscondes de Vila Nova de Souto del Rei (1780-[19-- ]) (1780-[19-- ])

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

1900 -

Descrição da relação

Depositou a parte do arquivo de que era possuidora no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em 1961. Em 1974 vendeu-a à Biblioteca Nacional de Portugal.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.

2015-02-15; 2015-06-26.

ANTT - Arquivo do Arquivo, n.º 331, cx. 146, processo 91.

ANTT - Instituto Superior das Bibliotecas e Arquivos, cx. 329, proc. 274.

CANEDO, Fernando de Castro da Silva - A descendência portuguesa de el-rei D. João II. Lisboa: Ed. Gama, 1945. vol. I, p. 568.

Criado por Alice Gago.