Fundo CPLM - Casa Palmela

Casa Palmela

• 1286-1989 (Produção)

Fundo

400 rolos mf., c. 260.000 fotogramas; negativo de sais de prata.

Sousa e Holstein Beck. Família (1910- ) (1910-)

Sousa. Família, senhores de Calhariz ([14--]-1812) ([14--]-1812)

Este fundo passou de geração em geração. Esteve depositado no IAN/TT entre 31 de junho de 2000 e 20 de junho de 2006. Foi restituído ao proprietário a 21 de junho de 2006.

Fundo constituído, maioritariamente, por documentação de carácter pessoal e patrimonial: "apontamentos biográficos", "textos literários", "Cartas missivas", fotografias da família Palmela e da família Arnoso, filmes e "patentes e condecorações" atribuídas a membros da família. Inclui, ainda, "apontamentos genealógicos”, documentação relativa à "gestão patrimonial - administração de propriedades" e "títulos de propriedade" (contratos de compra e venda, doações, o foral de Coina, foros, testamentos e tombos). A documentação é relativa a diversas propriedades da Casa de Palmela, Casa da Póvoa e Casa de Sandomil.
Há também notas sobre a compra de joias, relações de obras de arte, existentes no Palácio do Calhariz, e de outros bens.
Contém, igualmente, documentação resultante do desempenho de cargos públicos: "a[c]tividade política" (correspondência; fotografias; visitas a fábricas inglesas e apadrinhamento dos navios Bragança e Angola) e "a[c]tividade político-militar" (correspondência).
[Este texto segue a descrição disponível no DigitArq do ANTT, citado em "Fontes"]

A descrição apresentada no DigitArq do ANTT seguiu critérios orgânico-funcionais.

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direção de Serviços de Arquivística — "Casa Palmela". In FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias [et al.] (coord.) — Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Lisboa: IAN/TT, 2005, vol. 6, p. 210-214.

PORTUGAL. Instituto Português de Arquivos, Direção de Serviços de Arquivística, Divisão de Informática - Arquivo da Casa de Palmela: inventário. [dactilografado]. 1990. (Acessível na Torre do Tombo, Instrumento de Descrição, L668)

Na posse do proprietário da documentação, Pedro de Sousa e Holstein Beck.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO — Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

2014-10-23; 2015-05-19.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 9, set. 2014]. Fundo CPLM - Casa Palmela. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4161662 >.

Criado por Filipa Lopes.