Fundo ACCL - Arquivo da Casa dos Condes da Lapa

Index geral do cartório d... Instruções para o governo...

PT PT/LCSM/ ACCL

Arquivo da Casa dos Condes da Lapa

• Séculos XVI-XXI (Produção)

Fundo

Cerca de 30 livros de índice e número indeterminado de documentos avulsos, em pergaminho e papel.

Almeida e Vasconcelos. Família (1910-) (1910-)

O Arquivo da Casa dos Condes da Lapa esteve sempre na posse da Família Almeida e Vasconcelos, conservado maioritariamente na sua residência em Lisboa, o Palácio dito do Mitelo, no Largo do mesmo nome, a partir de finais do século XVIII. Com a extinção dos morgadios em 1863, o Arquivo de família sofreu uma primeira dispersão da sua documentação e em meados do século XX houve nova alienação de documentos, pelo que actualmente se encontra bastante reduzido quanto ao volume que tinha quando no início do século XIX foram elaborados os quatro Índíces Gerais aqui descritos. Actualmente, o Arquivo mantém-se nas mãos de um neto do último conde da Lapa.

Trata-se de um Arquivo de Arquivos que incorpora a documentação das várias Casas nobres, maioritariamente sedeadas na Beira Alta, que ao longo dos séculos se uniram com Casa dos senhores de Moçâmedes, de apelido Almeida e Vasconcelos, feitos barões de Moçâmedes (1779), viscondes da Lapa (1805) e condes da Lapa (1822). Do seu acervo original, faziam parte diversas tipologias documentais associadas à tipologia “arquivo de família”, como sejam escrituras de compra e venda, de emprazamento, de dote e doação, testamentos, sentenças, etc., relacionadas sobretudo com a aquisição e transmissão de bens e mercês.

Acesso reservado. Dependente de contacto prévio e autorização do proprietário.

2105-05-15; 2019-03-05.

ROSA, Maria de Lurdes; HENRIQUES, Luís - O Arquivo da Casa da Lapa (1804-1832) e os seus inventários: gestão dos bens e memória dos antepassados. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, XXIX [2016], pp. 89-132.
ROSA, Maria de Lurdes; MACEDO, Luís Sousa de; HENRIQUES, Luís – The organization and management of the archives of the House of Lapa (1804-c.1832): from the moral and religious cohe-sion of the family to the economic profit of the estate. In ROSA, Maria de Lurdes, HEAD, Randolph C. (eds.) – Rethinking the archive in pre-modern Europe: family archives and their inventories from the 15th to the 19th century. Lisboa: IEM, 2015, p. 65-70.