Documento simples INST01 - Instruções para o governo da Casa

Código de referência

PT PT/LCSM/ ACCL/INST01

Instruções para o governo da Casa

Data(s)

• 1819 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

Livro com 37 fls; suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Almeida e Vasconcelos. Família (1910-) (1910-)

História biográfica

Nome do produtor

Vasconcelos, Manuel de Almeida e (1784-1832) (1784-10-02 a 1832-28-06)

História biográfica

História custodial e arquivística

Elaborado em 1819, nas vésperas da partida do então 2º visconde da Lapa para a Rússia, em missão diplomática, estas Instruções mantiveram-se no cartório da Casa da Lapa até à actualidade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Redigidas em 1819 pelo então visconde da Lapa (o título de conde data de 1822), as “Instrucções para a Administração da minha Caza durante a minha ausência”, não são um inventário propriamente dito pois não dizem respeito apenas ou sobretudo ao Arquivo da Casa. No entanto as suas raízes mergulham profundamente nesse Arquivo que o conde claramente considera como o coração da sua Casa. Pode portanto ser considerado como o primeiro de um conjunto de instrumentos heterogéneos – inventários, instrumentos de recuperação documental e listas – que o conde da Lapa produziu com a finalidade de organizar e gerir o seu Arquivo.
As Instruções, um instrumento prático de gestão, estão divididas em três secções: administração, arrendamentos e estado da Casa (apreciação geral e conselhos). Nelas o conde descreve a situação de cada propriedade, explica onde se encontram os principais documentos que lhe dizem respeito , descreve os procedimentos de gestão corrente e atribui responsabilidades administrativas e legais a membros precisos da sua Casa.
Mais tarde, depois do seu regresso da Rússia, em 1825, o conde mandará elaborar um inventário do seu arquivo, organizado por maços e documentos numerados dentro de cada maço, produzindo então dois volumes (1º volume - maços 1 a 20 e 2º volume - maços 21 a 40) e um “mostrador” organizado por secções segundo o estatuto legal e função dos documentos e, no caso daqueles relacionados com as propriedades, segundo o nome/local dessas propriedades. Este “Indice do cartorio” irá permitir assim uma mais fácil e rápida recuperação da informação relativamente ao Index Geral de seu pai, organizado por Casas.
Também cerca de 1825 será composto outro importante documento, a “Discripção da Caza do Conde”, que oferece uma visão geral da Casa, mencionando as datas de aquisição, os seus rendimentos e a respectiva situação legal. Na introdução a esta Descrição o conde diz que a sua intenção é fazer uma “espécie de estatística da Casa”. Além de informar sobre a localização dos documentos, caracteriza o acervo documental elencando os principais livros de registo e o número de maços que constituíam o Arquivo, anotando os documentos em falta e os principais problemas que daí poderiam advir, dando soluções alternativas para suprir essas faltas.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Acesso reservado. Dependente de contacto prévio e autorização do proprietário.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Além destas Instrucções, o conde da Lapa produziu outros documentos de acesso ao cartório, nomeadamente: "Índice dos Maços do Cartório", Vol. 1 - maços1 a 2; Vol. 2 – maços 21 a 40, c. 1825; "Mostrador dos dous volumes do Index dos Maços", c. 1825; "Discripção da Casa do Conde", c. 1825 em diante.

Related descriptions

Nota de publicação

ROSA, Maria de Lurdes; Henriques, Luís - O Arquivo da Casa da Lapa (1804-1832) e os seus inventários: gestão dos bens e memória dos antepassados. Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, XXIX [2016], pp. 89-132.
ROSA, Maria de Lurdes; MACEDO, Luís Sousa de; HENRIQUES, Luís – Instruções para a aministração da minha Caza durante a minha ausência. In ROSA, Maria de Lurdes, HEAD, Randolph C. (eds.) – Rethinking the archive in pre-modern Europe: family archives and their inventories from the 15th to the 19th century. Lisboa: IEM, 2015, p.158-161.

Zona das notas

Nota ao elemento título:
Título formal: Instrucções para a Administração da minha Caza durante a minha ausência.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

Preliminar

Parcial

Datas de criação e revisão

2015-05-17; 2019-03-05.

ROSA, Maria de Lurdes; MACEDO, Luís Sousa de; HENRIQUES, Luís – Instruções para a aministração da minha Caza durante a minha ausência. In ROSA, Maria de Lurdes, HEAD, Randolph C. (eds.) – Rethinking the archive in pre-modern Europe: family archives and their inventories from the 15th to the 19th century. Lisboa: IEM, 2015, pp.158-161.

Nota do arquivista

Criado por Margarida Leme.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

LSM_Visconde_Lapa_instru____es_para_governo_casa_inicio.jpg

Tipo de suporte