Coleção FF - Coleção Fausto Figueiredo

Índice do cartório das Ex...

Zona de identificação

Código de referência

PT/BP/ FF

Título

Coleção Fausto Figueiredo

Data(s)

  • [14--]-[19--] (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

12255 livros/documentos; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Banco de Portugal (1846- ) (1846-)

História administrativa

O Banco de Portugal foi criado em 1846, tendo resultado da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Funcionou como uma sociedade anónima, com a função de banco comercial e de banco emissor. Foi maioritariamente privado até à sua nacionalização em 1974. Nesta sequência, as suas funções e estatutos foram redefinidos, passou a ter o estatuto de banco central com a função de supervisão do sistema bancário pela Lei Orgânica publicada a 15 de novembro de 1975.
Devido às alterações sociais e políticas, este Banco foi assumindo outras responsabilidades e funções até à atualidade, especialmente com a adesão de Portugal à Comunidade Europeia (1986) e com a sua integração no Sistema Europeu de Bancos Centrais e no Eurosistema (1998-1999).
O Banco de Portugal assegura um conjunto de serviços ao público, entre eles uma Biblioteca, que foi constituída em 1932 e que está especialmente vocacionada para o apoio à investigação académica e profissional.

Nome do produtor

Figueiredo, Fausto (1911-1971) (n. 1911-03-11 - m. 1971-03-24)

História biográfica

Entidade detentora

História custodial e arquivística

Os livros e documentos pertenceram a Fausto José Amaral de Figueiredo e à sua esposa Maria do Carmo Viana Machado Mendes de Almeida de Figueiredo. D. Maria do Carmo, já viúva e em representação da Sociedade Civil Amaral de Figueiredo, vendeu a biblioteca ao Banco de Portugal, em 1972. Os exemplares, integrados na Biblioteca do Banco, foram catalogados e passaram a constituir a Coleção Fausto Figueiredo.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

É essencialmente constituída por monografias e publicações periódicas nacionais e estrangeiras. Contém ainda Livros Antigos, assim como manuscritos e documentos impressos produzidos entre o século XV e XX (forais, documentação da Casa de Soure, entre outros) e manuscritos produzidos pelo próprio Fausto Figueiredo.

Existe um incunábulo: "De Iustitia Commutativa" do português Johannes Consobrinus, impresso em 1483 em Paris.
Dos Livros Antigos dos séculos XVI a XVIII, impressos em Portugal e no estrangeiro, sabe-se que há uma predominância de obras ligadas ao Direito e um núcleo significativo ligado à área de trabalho do colecionador: banca, seguros, economia, comércio e contabilidade. Um verdadeiro interesse pessoal pela História de Portugal, pelo conhecimento do país, das suas gentes e da sua língua levou a que tivesse adquirido muitas obras sobre estes assuntos e que agora integram a coleção. Há também livros sobre História de Espanha e sobre a visão que os estrangeiros tinham de Portugal e dos portugueses.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

A coleção está na Biblioteca do Banco de Portugal.

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

CEPEDA, Isabel Vilares; ANTUNES, Leonor – Catálogo das obras impressas em Portugal nos séculos XVII e XVIII: Colecção do Banco de Portugal. Lisboa: Banco de Portugal, 2005.

CEPEDA, Isabel Vilares; ANTUNES, Leonor – Catálogo das obras impressas no estrangeiro nos séculos XVII e XVIII: Colecção do Banco de Portugal. Lisboa: Banco de Portugal, 2006.

Relação de livros, publicações periódicas nacionais, publicações periódicas estrangeiras, manuscritos e documentos diversos. 3 vols. [dactilografado] (Acessível na Biblioteca do Banco de Portugal, “catálogo F. F.”).

VELLOSO, Júlio Caio (org.) – Catálogo das obras impressas nos séculos XV e XVI: Colecção do Banco de Portugal. Lisboa: Banco de Portugal, 2000.

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2015-01-28; 2015-05-20.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

BP, Contrato de compra e venda realizado, em Lisboa a 30 de junho de 1972, entre a Sociedade Civil Amaral de Figueiredo e o Banco de Portugal.

CEPEDA, Isabel Vilares – "Introdução". In CEPEDA, Isabel Vilares; ANTUNES, Leonor – Catálogo das obras impressas em Portugal nos séculos XVII e XVIII: Colecção do Banco de Portugal. Lisboa: Banco de Portugal, 2005, p. 11-19.

CEPEDA, Isabel Vilares; ANTUNES, Leonor – Catálogo das obras impressas no estrangeiro nos séculos XVII e XVIII: Colecção do Banco de Portugal. Lisboa: Banco de Portugal, 2006, p. 11-16.

Informações fornecidas, em 2015-01-16, pela Biblioteca do Banco de Portugal sobre a coleção Fausto Figueiredo.

VELLOSO, Júlio Caio (org.) – Catálogo das obras impressas nos séculos XV e XVI: Colecção do Banco de Portugal. Lisboa: Banco de Portugal, 2000, p. 11-39.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Zona da incorporação

Related subjects

Pessoas e outras entidades relacionadas

Related places