Documento simples M52 - Índice do cartório das Excelentíssimas Casas de Soure

Zona de identificação

Código de referência

PT/BP/ FF/M52

Título

Índice do cartório das Excelentíssimas Casas de Soure

Data(s)

  • [1862?] (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

1 liv. com 257 p.; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Lafetá, Maria Luísa da Costa Carvalho Patalim Sousa e (1800-1874) (n. 1800-08-26 - m. 1874-10-16)

História biográfica

Nome do produtor

Meneses, José Luís Gonzaga de Sousa Coutinho Castelo Branco e (1797-1863) (n. 1797-10-14 - m. 1863-03-11)

História biográfica

Nome do produtor

Costa. Família, condes de Soure (1652-1838) (1652-1838)

História biográfica

Nome do produtor

Entidade detentora

História custodial e arquivística

Provavelmente produzido em 1862, este livro e a documentação da Casa de Soure devem-se ter mantido na posse da família dos condes de Redondo, que herdaram as propriedades e a representação do título do 7.º conde de Soure. Desconhecemos parte da história custodial deste documento. É provável que Fausto Figueiredo o tenha comprado para a sua coleção. O manuscrito foi depois comprado à Sociedade Civil Amaral de Figueiredo pelo Banco de Portugal, em 1972, em conjunto com as obras da biblioteca deste colecionador.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Não se encontra datado, mas é provável que tenha sido organizado por volta de 1862 por mandado de D. Maria Luísa da Costa Carvalho Patalim Sousa e Lafetá, a irmã do 7.º conde de Soure, e do seu marido, D. José Luís Gonzaga de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses, 15.º conde de Redondo. Há duas notas a lápis (p. 129 e 131), assinadas por F. Machado, que datam de julho desse mesmo ano e dão conta de alguns sumários em falta por não se terem achado os documentos com os respetivos números; a letra parece ser bastante homogénea ao longo de todo o inventário, podendo ter sido ele o seu autor.
Sumaria mais de 657 documentos, agrupados em maços, organizados segundo a localização, o tipo de documento, o assunto ou a família a que dizem respeito: Lisboa (mç. 1 e 2), Lafetás (mç. 3), Cascais (mç. 4), Alentejo (mç. 5), Morgado na ilha de S. Miguel (mç. 6), Monte Agudo (mç. 7), Coleginho (mç. 8), Azambujeira (mç. 9 e 10), sentenças (mç. 11), capelas (mç. 12), Portela, Bolonha, Aldeia Galega da Merceana, Loures (mç. 13); pergaminhos (mç. 14) e públicas-formas em pergaminho (mç. 15). No índice deste inventário foram acrescentadas as entradas “Maço 16 - Bairro Alto” e “Maço 17 - Escrituras e vários documentos”, mas os seus documentos não foram descritos. Também as páginas onde deveriam estar inventariados os diplomas do segundo maço referente à Azambujeira estão em branco. Em alguns locais do inventário, é feita referência a escrituras em falta porque foram para o escritório da administração Bastos (p. 225 e 227). Por isso, conclui-se que a catalogação não chegou a ser terminada.
Os restantes maços foram descritos, um a um. No seu interior, as entradas estão, geralmente, ordenadas cronologicamente. Os sumários são muito completos e a maioria apresenta a data, remetendo para documentação produzida entre 1357 e 1849 (havendo referências indiretas a documentos de 1851). Por vezes, são descritos conjuntos de documentos e, nesses casos, nunca é indicada qualquer data.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Na biblioteca do Banco de Portugal: F.F. - M52.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Na mesma coleção, o manuscrito F.F.- M61, intitulado "Relação dos documentos existentes no cartório da Casa de Soure e dos bens e rendimentos desta Casa", com 24 p., parece ter sido uma cópia parcial ou um rascunho da unidade em descrição.

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Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Data(s)": não é referida a datação no inventário, mas existem duas notas a lápis assinadas muito provavelmente pelo seu autor e datadas de 13 e 14 de julho de 1862.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2015-02-18; 2015-05-20.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

Indice_Casas_Soure_p.1.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

2 MiB

Transferido

19 de junho de 2015 07:59

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação