Zona de identificação
Código de referência
PT/BP/ FF/M52
Título
Índice do cartório das Excelentíssimas Casas de Soure
Data(s)
- [1862?] (Produção)
Nível de descrição
Documento simples
Dimensão e suporte
1 liv. com 257 p.; em suporte papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
Lafetá, Maria Luísa da Costa Carvalho Patalim Sousa e (1800-1874)
(n. 1800-08-26 - m. 1874-10-16)
História biográfica
Nome do produtor
Meneses, José Luís Gonzaga de Sousa Coutinho Castelo Branco e (1797-1863)
(n. 1797-10-14 - m. 1863-03-11)
História biográfica
Nome do produtor
Costa. Família, condes de Soure (1652-1838)
(1652-1838)
História biográfica
Nome do produtor
Sousa Coutinho. Família, condes de Redondo (1500-1910)
(1500-1910)
História biográfica
Entidade detentora
História custodial e arquivística
Provavelmente produzido em 1862, este livro e a documentação da Casa de Soure devem-se ter mantido na posse da família dos condes de Redondo, que herdaram as propriedades e a representação do título do 7.º conde de Soure. Desconhecemos parte da história custodial deste documento. É provável que Fausto Figueiredo o tenha comprado para a sua coleção. O manuscrito foi depois comprado à Sociedade Civil Amaral de Figueiredo pelo Banco de Portugal, em 1972, em conjunto com as obras da biblioteca deste colecionador.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Não se encontra datado, mas é provável que tenha sido organizado por volta de 1862 por mandado de D. Maria Luísa da Costa Carvalho Patalim Sousa e Lafetá, a irmã do 7.º conde de Soure, e do seu marido, D. José Luís Gonzaga de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses, 15.º conde de Redondo. Há duas notas a lápis (p. 129 e 131), assinadas por F. Machado, que datam de julho desse mesmo ano e dão conta de alguns sumários em falta por não se terem achado os documentos com os respetivos números; a letra parece ser bastante homogénea ao longo de todo o inventário, podendo ter sido ele o seu autor.
Sumaria mais de 657 documentos, agrupados em maços, organizados segundo a localização, o tipo de documento, o assunto ou a família a que dizem respeito: Lisboa (mç. 1 e 2), Lafetás (mç. 3), Cascais (mç. 4), Alentejo (mç. 5), Morgado na ilha de S. Miguel (mç. 6), Monte Agudo (mç. 7), Coleginho (mç. 8), Azambujeira (mç. 9 e 10), sentenças (mç. 11), capelas (mç. 12), Portela, Bolonha, Aldeia Galega da Merceana, Loures (mç. 13); pergaminhos (mç. 14) e públicas-formas em pergaminho (mç. 15). No índice deste inventário foram acrescentadas as entradas “Maço 16 - Bairro Alto” e “Maço 17 - Escrituras e vários documentos”, mas os seus documentos não foram descritos. Também as páginas onde deveriam estar inventariados os diplomas do segundo maço referente à Azambujeira estão em branco. Em alguns locais do inventário, é feita referência a escrituras em falta porque foram para o escritório da administração Bastos (p. 225 e 227). Por isso, conclui-se que a catalogação não chegou a ser terminada.
Os restantes maços foram descritos, um a um. No seu interior, as entradas estão, geralmente, ordenadas cronologicamente. Os sumários são muito completos e a maioria apresenta a data, remetendo para documentação produzida entre 1357 e 1849 (havendo referências indiretas a documentos de 1851). Por vezes, são descritos conjuntos de documentos e, nesses casos, nunca é indicada qualquer data.
Sumaria mais de 657 documentos, agrupados em maços, organizados segundo a localização, o tipo de documento, o assunto ou a família a que dizem respeito: Lisboa (mç. 1 e 2), Lafetás (mç. 3), Cascais (mç. 4), Alentejo (mç. 5), Morgado na ilha de S. Miguel (mç. 6), Monte Agudo (mç. 7), Coleginho (mç. 8), Azambujeira (mç. 9 e 10), sentenças (mç. 11), capelas (mç. 12), Portela, Bolonha, Aldeia Galega da Merceana, Loures (mç. 13); pergaminhos (mç. 14) e públicas-formas em pergaminho (mç. 15). No índice deste inventário foram acrescentadas as entradas “Maço 16 - Bairro Alto” e “Maço 17 - Escrituras e vários documentos”, mas os seus documentos não foram descritos. Também as páginas onde deveriam estar inventariados os diplomas do segundo maço referente à Azambujeira estão em branco. Em alguns locais do inventário, é feita referência a escrituras em falta porque foram para o escritório da administração Bastos (p. 225 e 227). Por isso, conclui-se que a catalogação não chegou a ser terminada.
Os restantes maços foram descritos, um a um. No seu interior, as entradas estão, geralmente, ordenadas cronologicamente. Os sumários são muito completos e a maioria apresenta a data, remetendo para documentação produzida entre 1357 e 1849 (havendo referências indiretas a documentos de 1851). Por vezes, são descritos conjuntos de documentos e, nesses casos, nunca é indicada qualquer data.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona das condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Cota(s)
Na biblioteca do Banco de Portugal: F.F. - M52.
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona da documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Na mesma coleção, o manuscrito F.F.- M61, intitulado "Relação dos documentos existentes no cartório da Casa de Soure e dos bens e rendimentos desta Casa", com 24 p., parece ter sido uma cópia parcial ou um rascunho da unidade em descrição.
Related descriptions
Zona das notas
Nota
Nota ao elemento de informação "Data(s)": não é referida a datação no inventário, mas existem duas notas a lápis assinadas muito provavelmente pelo seu autor e datadas de 13 e 14 de julho de 1862.
Identificadores alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso - assunto
Pontos de acesso - lugares
Ponto de acesso - nome
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação e revisão
2015-02-18; 2015-05-20.
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por Filipa Lopes.
Metadados de objeto digital
Nome do ficheiro
Indice_Casas_Soure_p.1.jpg
Tipo de suporte
Imagem
Mime-type
image/jpeg
Tamanho do ficheiro
2 MiB
Transferido
19 de junho de 2015 07:59