Documento simples 0001 - Sumário alfabético dos documentos existentes no Cartório da Ilustríssima e Excelentíssima Casa dos senhores condes de Palma, Óbidos e Sabugal

PT/TT/ CSI/003/0001

• 1836 (Produção)

1 liv. com 366 fl.; em suporte digital

Mascarenhas, Manuel Assis (1778-1839) (n. 1778 - m. 1839)

Câmara, José Joaquim Matoso Gago da (1775-1864) (n. 1775 - m. 1864)

Cruz, João Filipe da (flor. 1798-1827) (flor. 1798-1827)

Vasconcelos e Sousa. Família (1946-2006) (1946-2006)

Mascarenhas. Família (1910-1945) (1910-1945)

Este inventário terá permanecido no cartório da Casa de Óbidos, Palma e Sabuga até meados do século XX quando passou, juntamente com a totalidade do arquivo, para a posse do marquês de Santa Iria, parente mais próximo e representante do título de conde de Óbidos, Palma e Sabugal. Foi adquirido em leilão, em 2006, pelo actual proprietário que o cedeu temporariamente ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo a fim de ser digitalizado.

Compra em leilão no Palácio do Correio Velho, Sociedade Comercial de Leilões, SA, em 2006.

O "Summario alfabetico dos documentos existentes no Cartorio da Illma. e Exma. Casa dos Senhores Condes de Palma, Obidos e Sabugal", tem um índice no final e contém 3153 entradas descrevendo sumariamente os documentos que integravam em 1836 o arquivo, dito cartório, da Casa dos condes de Óbidos, de Palma e de Sabugal. Foi "Principiado pelo P. João Fillipe da Cruz redigio e concluio Joze Joaquim Mattoso Gago da Camara Perito Paleografico no anno de 1836. Com hum Supplemento". Também o rosto nos informa que foi feito por ordem de D. Manuel d’ Assis Mascarenhas, 5º conde de Óbidos, de Palma e de Sabugal.
Poderá ter sido elaborado por ocasião da morte do 4º conde de Óbidos, quando a Casa é herdada pelo filho, D. Manuel de Assis Mascarenhas, uma vez que a documentação descrita não ultrapassa a data de 1807 (com duas únicas excepções, a conta de uma dívida de 1808 e um recibo de 1816). Como o título indica a redacção do Summario é posterior à sua elaboração pelo Pe. João Filipe da Cruz. Em 1836 quem se declara redactor é José Joaquim Matoso Gago da Câmara, perito paleógrafo do Arquivo Nacional.
A descrição da documentação, distribuída por 123 tipologias, organizadas alfabeticamente, e as entradas dentro de cada tipologia ordenadas de forma cronológica . Além da data e da classificação tipológica, faz o resumo do documento, mais ou menos desenvolvido, indicando no final o nº do maço e o nº do documento dentro do maço.
Feito o balanço da documentação descrita neste inventário/catálogo, nota-se que é maioritariamente constituída por documentos avulsos (3121), acondicionados em 81 maços. São apenas 15 os livros referenciados.
Para além da documentação de carácter judicial ou patrimonial, a maioria, conservava-se neste, como na maior parte dos arquivos de família, documentos de carácter pessoal e de função, que fornecem informação imprescindível para o conhecimento da constituição e evolução não só da família como do próprio arquivo. Refiram-se os testamentos (53), inventários (8), cartas de partilha (25), de dote (33), contratos (22), instituição de morgadios ou de capelas (17), bem como apontamentos e árvores genealógicas, para além da correspondência familiar ou não.

Disponível no ANTT em formato electrónico em http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4628121.

O original pertence a um arquivo privado.

Nota de publicação

LEME, Margarida - "O Arquivo Costa no Arquivo Óbidos-Palma-Sabugal". In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de família, séc. XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa : IEM; CHAM; Caminhos Romanos, 2012, p. 279-290.

LEME, Margarida - “Um fundo familiar quatrocentista açoriano no Arquivo Óbidos-Palma-Sabugal”. In CONGRESSO INTERNACIONAL, 3, Arcos de Valdevez, 2012 - Casa Nobre, um património para o futuro: actas. Arcos de Valdevez: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Universidade do Minho, 2013, p. 325-341.

Nota ao elemento de informação Título: o título formal é "Summario alfabetico dos documentos existentes no Cartorio da Illma. e Exma. Casa dos Senhores Condes de Palma, Obidos e Sabugal, que por ordem do Ill.mo e Ex.mo Sr. D. Manuel d' Assis Mascarenhas se fez. Principiado pelo P.e João Filippe da Cruz, redegio e concluio José Joaquim Mattoso Gago da Camara Perito Paleografo no anno de 1836. Com hum Supplemento".

2014-08-08; 2015-06-30.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 11, ag. 2014]. Fundo CSI – Casa de Santa Iria. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4164750 >.