Fundo VNC - Viscondes de Vila Nova de Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima

Livro Geral do Cartório d... Relação dos papéis do arq... Inventário dos documentos... Pecúlio do livro grande e... Tombo em que se contem to... Catálogo do Cartório da Casa

Zona de identificação

Código de referência

PT/TT/ VNC

Título

Viscondes de Vila Nova de Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima

Data(s)

  • [12--]-1877 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

63 cx. (4108 doc.); em suporte perg. e papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Lima Brito Nogueira. Família ([c.1575]-[c.1591]) ([c.1575]-[c.1591])

História biográfica

Nome do produtor

Brito Nogueira. Família ([1455 ou 1464]-1578) ([1455 ou 1464] - 1578)

História biográfica

Nome do produtor

História custodial e arquivística

O arquivo entregue em 2000 na Torre do Tombo foi recuperado em leilões pelos depositantes, dado que se tinha perdido o seu rasto aquando da venda do Palácio da Rosa, onde estaria, aquando da venda do mesmo à Câmara Municipal de Lisboa em 1970. É possível que tenha permanecido no Palácio desde a morte do último Marquês de Ponte de Lima, solteiro e sem filhos em 1877, talvez desconhecido da família e tornado inútil do ponto de vista legal, após a extinção dos vínculos e, mais tarde, a implantação da República. É também provável que o acervo tivesse estado dividido em pelo menos dois locais, Lisboa (maioritariamente Britos Nogueiras e Vasconcelos) e Ponte de Lima (Limas); o "Livro Geral do Cartório", feito em 1819, contém quase exclusivamente, tanto quanto é possível perceber, a documentação de Lisboa. Sublinhe-se porém que não é possível avançar mais dados seguros sobre a história do arquivo, nomeadamente para épocas anteriores ao século XIX, com a informação actualmente disponível.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O fundo foi depositado, mediante contrato de depósito assinado a 27 de Dezembro de 2000, no Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (AN/TT), por Dr. Francisco da Silveira de Vasconcelos e Sousa, Dr.ª Maria Francisca de Azevedo Vasconcelos e Sousa, Eng.º Bernardo Luís de Azevedo Vasconcelos e Sousa, Eng.º Luís de Azevedo Vasconcelos e Sousa, Dr.ª Maria da Luz de Azevedo Coutinho Vasconcelos e Sousa. O fundo foi restituído ao proprietário em 31 de Agosto de 2011. [Adaptação da descrição disponível no DigitArq do ANTT, citado em "Fontes"]

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação referente ao Viscondado do Minho, Morgado de Santa Ana, Morgado de Soalhães, Morgado de Gaião, bens da Coroa, entre outros. Refere o percurso de uma família desde o séc. XIII ao século XIX, as suas relações com a Coroa, com outras famílias, conventos e mosteiros, mercês e privilégios concedidos por reis e papas. Refere ainda a constituição do património através de doações régias e compras de bens os quais, muitas vezes, são aforados aos vendedores. Refere, também, as relações familiares e os conflitos entre os seus membros (descrição disponível no DigitArq do ANTT, citado em "Fontes"). O acervo está apenas acessível de forma muito limitada: as descrições arquivísticas no DigitArq e digitalização de uma parte relativamente pequena do arquivo.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

[A organização] "(...) uma parte é original outra atribuída: Organização original, a partir do documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Livro que contém o rendimento das fazendas das minhas casas e morgados a elas anexos", cx. 20, n.º 1 (PT-TT-VNC/M/201): Secção C "Viscondado do Minho"; Secção D "Morgado de Santa Ana"; Secção E "Título de Enxara"; Secção F "Morgado de Soalhães, também chamado de Mafra" que inclui "Título de Mafra"e "Título de Torres Vedras"; Secção G "Título de Carnide"; Secção H "Pensões"; Secção I "Título de Arruda"; Secção J "Título das igrejas que apresenta a minha casa". Organização original, a partir do documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando (sic) por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1): Secção K "Ilha do Fogo"; Secção L "Bens da Coroa"; Secção M "Morgado e bens dos Vasconcelos"; Secção N "Ajustes do Marquês de Tenório, da Condessa de Mesquitela, testamentos, inventários, partilhas e dotes do Visconde D. Lourenço e seus filhos"; Secção Q "Bens no Corredor da Malva ou de São Lourenço". A partir do documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, "Tombo em que se contém todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja", que se encontra digitalizado (PT-TT-VNC/A/2) criou-se a Secção O: Morgado de Gaião; Secção P: Morgado de Beja. Organização atribuída: Secção A: Organização e constituição do arquivo; Secção B: Administração da casa; Secção R: Marqueses de Ponte de Lima; Secção S: Deado de Évora; Secção T: Contencioso; Secção U: Colecção de documentos. [Segue-se a descrição disponível no DigitArq do ANTT, citado em "Fontes"]

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Na posse do proprietário da documentação.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Datas": o DigitArq do ANTT indica como data extrema o século XVIII, mas o acervo tem (e a base de dados descreve) documentação até 1877.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação e revisão

2014-08-02; 2015-07-01.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 7, ag. 2014]. Fundo VNC - Viscondes de Vila Nova da Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4343878 >.

ROSA, Maria de Lurdes – “Os espelhos e os seus outros lados. Inventários e gestão da informação documental do Viscondado de Vila Nova de Cerveira / Marquesado de Ponte de Lima e família Brito-Nogueira, séculos XV-XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 571-596.

Nota do arquivista

Criado por Maria de Lurdes Rosa.

Zona da incorporação