Fundo ALB - Arquivo Almada Lencastre Basto

Índice geral do cartório ... Coleção dos Tombos, Livro... Livro do morgadio do Cani...

Zona de identificação

Código de referência

PT/BNP/ ALB

Título

Arquivo Almada Lencastre Basto

Data(s)

  • [13--]-[19--] (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

370 u.i. ; em suporte papel e perg.

Zona do contexto

Nome do produtor

Almada e Lencastre Bastos. Família ([ant. 1912]-[19--]) ([ant. 1912]-[19--])

História biográfica

Nome do produtor

Nome do produtor

Entidade detentora

História custodial e arquivística

Em 1957 Luís Silveira, Inspector Superior das Bibliotecas e Arquivos, tomou conhecimento que João Almada de Lencastre Bastos pretendia vender um arquivo do qual era proprietário. Foi constituída uma comissão de avaliação, cujos trabalhos se iniciaram em meados de Janeiro de 1958 mas que foram interrompidos por motivos doença e posterior morte do proprietário em Setembro do mesmo ano. Em Novembro a viúva, Maria de Lurdes dos Santos Bastos, solicitou que se continuasse a avaliação do arquivo.
Em 20 de Julho de 1959 a comissão entregou o relatório onde refere que o arquivo se encontrava dividido por três proprietários: Maria de Lurdes dos Santos Bastos (viúva de João de Almada e Lencastre Bastos: c. de 190 maços), Maria José Almada Teles (prima do falecido: 10 maços) e Isabel de Melo e Almada (tia do falecido: c. de 230 maços).
Em 1961 Maria José de Almada Teles solicitou à Torre do Tombo o depósito da documentação à sua guarda, que venderá em 1974 à Biblioteca Nacional. Por despacho de 27 de Dezembro de 1973, a Biblioteca Nacional tinha sido autorizada a comprar o arquivo Almada Lencastre Basto. As restantes duas partes entraram directamente na BN.
Para além destas partes depositadas na Biblioteca, existe uma outra, adquirida em leilão pela Torre do Tombo em 2005 e depositada no Arquivo Distrital de Viseu em 2007constituída por dezasseis livros, cujas datas extremas vão de 1571 a 1950. (informação em construção)

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Foi adquirido aos herdeiros da família Almada e Lencastre Bastos pela Biblioteca Nacional de Portugal em 1974.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A maioria da documentação está relacionada com a gestão patrimonial das propriedades que os Viscondes de Vila de Souto d'El-Rei possuíam, existindo também uma vasta documentação relacionada com as diversas famílias com as quais esta Casa se cruzou através de alianças matrimoniais.
Existe documentação relativa a vários membros da família Almada e Lencastre Basto.
Existem, ainda, cartas originais do Marechal Beresford e um copiador do General Junot.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Organizado por uma espécie de secções que correspondem aos locais onde parte da documentação esteve guardada antes de dar entrada na Biblioteca Nacional: Av. de Roma, Encarnação e Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • português

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota aos elementos de informação "Data(s)", "Dimensão e suporte" e "Âmbito e conteúdo": as informações apresentadas são passíveis de rectificação, apenas uma parte do fundo foi detalhadamente inventariada por Pedro Pinto (cf. "Fontes").

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-09-10; 2015-06-24.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL – Coleções da Biblioteca Nacional de Portugal [Em linha]. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2014. [Consult. 23, set. 2014]. Reservados – Arquivos: Outros arquivos – Arquivo Almada e Lencastre Basto. Disponível em WWW: < URL: http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=204&Itemid=228&lang=pt >.

CARVALHO, Andreia Martins de; PINTO, Pedro – “Da caça de Mondragón à guarda do Estreito de Gibraltar (1508-1513): os guardiões da memória de Duarte Pacheco Pereira e a economia da mercê nos séculos XVI-XVII”. Anais de História de Além-Mar, vol. XIII (2012), p. 221-332.

PINTO, Pedro - “O Arquivo da Família Almada Lencastre Basto (Casa de Souto de El-Rei e Casa da Feira) na Biblioteca Nacional: propostas de exploração no âmbito da elaboração de um catálogo”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de família, séculos XIII-XX: Que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 307-342.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes e Alice Gago.

Zona da incorporação