Documento simples ENC402140 - Índice geral do cartório do Visconde de Vila Nova do Souto d'El-Rei

Zona de identificação

Código de referência

PT/BNP/ ALB/ENC402140

Título

Índice geral do cartório do Visconde de Vila Nova do Souto d'El-Rei

Data(s)

  • 1836 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

1 liv. com 184 fl.; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Nome do produtor

Castelo Branco, Maria José Infante de Lacerda (1807-1861) (n. 1807 - m. 1861)

História biográfica

Nome do produtor

Almada e Lencastre Bastos. Família ([ant. 1912]-[19--]) ([ant. 1912]-[19--])

História biográfica

Entidade detentora

História custodial e arquivística

O inventário descreve parcialmente o conjunto documental do sistema Viscondes de Vila Nova de Souto del Rei e resultou de um processo de organização do cartório pelo 4.º visconde de Vila Nova do Souto de El-Rei, D. António José De Almada Melo Velho e Lencastre, realizado a pedido do próprio, em 1835-36. (cf. “unidades de descrição relacionadas” na “zona de documentação associada”). Pela elaboração do "Índice", sabemos que o cartório estava organizado por oito grandes divisões, com destaque para a descrição dos documentos dos morgadios e capelas da Casa. Quanto ao cartorário, ou pessoa que teria procedido ao trabalho, não temos indicação de quem tenha sido o seu autor.
Manteve-se na família até à sua incorporação na Biblioteca Nacional de Portugal, no Arquivo Almada e Lencastre Bastos.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Após a folha com o título, vem uma observação preliminar em que o cartorário explica a metodologia adotada na organização do arquivo e a estrutura do índice.
O livro foi dotado, na parte inicial, de instrumentos que facilitam a consulta e o acesso à informação que consta do cartório: um índice alfabético (pela designação das propriedades ou morgados, por assuntos e por tipos de documentos); quadros com os morgados e capelas pertencentes à Casa (referindo, entre outras informações, o instituidor, a data e a localização dos bens), com os seus encargos pios e com os bens alodiais, remetendo sempre para as folhas do inventário; e ainda lista os apelidos a serem utilizados por obrigação pela cláusula da instituição.
O arquivo foi dividido em 8 secções que plasmaram a organização do inventário. A primeira contém os títulos relativos aos morgados e capelas da Casa (mç. 1 a 38). Na segunda estão as mercês (mç. 39 a 41). Na terceira, a documentação relativa à administração dos bens da Casa (mç. 44 a 49). Na quarta, as certidões (mç. 43). Na quinta, os processos e causas judiciais findas e correntes mç. 42 e 43). Na sexta, os diplomas relativos a serviços militares, eclesiásticos e civis (mç. 42 e 43). Na sétima, apontamentos genealógicos e sobre a história da família (mç. 42). Por fim, na oitava vêm assuntos diversos (maços 42 e 43). Os restantes papéis antigos, sem grande importância e que ainda se encontravam no cartório, foram agrupados nos maços 50 a 62.
O livro dá especial destaque à documentação da primeira secção, relativa aos morgados e capelas da Casa, incluindo sempre, antes da inventariação dos diplomas, uma explicação sobre a sua instituição e a lista dos respectivos encargos. São apresentados os morgados de Catarina Lopes, de Maria Lobo, de Bracaida de Melo, de Brites de Melo, de Luís Gonçalves de Camões, de Pedro Vaz, de Vasco Lourenço e Diogo Lopes e o de Gaspar de António de Sousa na Ilha de S. Tomé. Para as outras secções não expõe de forma detalhada todos os diplomas que as integram.
Apresenta mais de 1356 sumários de documentos ou de conjuntos documentais, distribuídos por 62 maços e produzidos entre 1438 e 1830 — há sumário de um diploma de 1869 e uma nota que diz que a Quinta de Gomariz foi vendida em 1836 que foram acrescentados posteriormente.
(a rever)

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Na BNP, o livro deve ser pedido na Sala de Leitura de Reservados pela seguinte cota: ALB/ENC/ Pacote 40/Liv. 21/Cx. 40.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Encontramos no mesmo fundo, dois índices que resultaram de um trabalho preparatório para este Índice de 1836:


  • BNP/ ALB/ Av. de Roma/ Pacote 116/ Liv. 192. “Index de todos os maços, pastas de couro e em geral o que contém o Cartorio do Visconde de Villa Nova do Souto de El Rey. Feito aos 5 dias do mês de Março de 1835”. Descreve, de forma sequencial, os 68 maços que existiam no cartório da Casa em 1835. Os documentos sumariados encontram-se sequencialmente numerados de 1 a 2090. Os critérios de organização não são muito claros: há maços que apresentam os diplomas ordenados pela localização e/ou pela tipologia documental; outros maços evidenciam uma disposição aleatória. Deve ser a ele que o cartorário se refere no Índice de 1836 quando menciona o “Livro em que se achão inventariados promiscuamente todos os títulos do Cartorio”.


  • BNP/ ALB/ Enc/ Pacote 20/ cx. 20/ Liv. 13. Índice não datado; trata-se de um esboço do índice de 1836: a estrutura é idêntica, embora melhorada na versão final.

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Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Título": no documento lê-se "Index Geral do Cartorio do Illustrissimo e Excelentissimo Senhor Visconde de Villa Nova do Souto de El Rey. Organizado em 1836".

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-09-23; 2015-06-30.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes e Alice Gago.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

ALB_Indice-Geral-Cartorio_1836_titulo.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

1.5 MiB

Transferido

30 de junho de 2015 08:11

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação